segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TORCEDOR TAMBÉM VOTA

No ultimo dia 27 o Futebol Brasileiro deu mais um passo rumo à elitização, e ao fim das festas nas arquibancadas brasileiras.
Pra quem ainda não sabe do que estou falando, o assunto de hoje são as alterações de alguns artigos do estatuto do torcedor sancionados pelo presidente Lula.
Alguns vão perguntar o que o Flamengo tem com isso, e eu respondo MUITO, muito mesmo. O Flamengo vai ser o maior prejudicado com essa nova lei, porque essa lei visa acabar com a festa nos estádios, muito se engana quem acha que essa lei é só para as Torcidas Organizadas, pois tudo que afeta diretamente as organizadas afeta indiretamente o torcedor comum. Pode não parecer, mais afeta bem mais do que todos imaginam, qual torcedor no dia seguinte a um clássico não quer cantar a musica cantada no estádio pra zoar o amigo torcedor de outro time?
Quantos e quantos torcedores não ficam no estádio na expectativa da entrada das bandeiras, na abertura de um bandeirão?

Digo mais, esse é apenas mais um passo para a elitização do futebol, o próximo passo vai ser encarecer ainda mais os ingressos, eles querem afastar o povo de baixa renda dos estádios. E o Flamengo vai ser o maior prejudicado no meio disso tudo, porque a grande maioria dos Rubro-Negros está na população de baixa renda. E a alma do nosso querido CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO está nesses torcedores, sem desmerecer os outros torcedores é claro.

A criança que sai de uma comunidade, atravessa a cidade pra assistir a um jogo com seu pai não vai ter mais esse direito? Essa mesma criança vai ser obrigada a torcer como a elite européia torce? Imaginem um estádio sem a festa das torcidas, sem a bateria tocando, sem bandeiras, papel picado, sem os piscas, sem o tão esperado bandeirão?

Até quando teremos que aturar as pessoas que não freqüentam as arquibancadas fazendo regras e leis para nós que frequentamos? A desculpa deles é que querem afastar os brigões do futebol, como se fosse adiantar. Todos sabem que o brigão vai arrumar confusão em qualquer lugar, tendo lei ou não. O maior exemplo disso é a lei contra consumo de álcool nos estádios, ela só serviu pra quem bebe ter que pagar mais caro na cerveja, pois em qualquer jogo se vê os ambulantes vendendo cerveja livremente dentro e fora dos estádios.
E a violência e o despreparo policial que todo jogo está presente, é spray de pimenta, corre-corre provocado pela polícia montada, são as grades nas entradas do Maracanã que mais parecem um curral. Se nos tratam como animais que tipo de reação eles esperam? Até quando vamos ter que ver gente se espremendo e se machucando na entrada dos estádios? Até quando teremos que ver mulheres e crianças chorando por confusões e correrias causadas por policiais completamente despreparados?
Vocês lembram-se do episódio ocorrido na capital do nosso país onde um policial totalmente despreparado e descontrolado ao dar uma coronhada em um torcedor rendido, acabou por disparar à arma levando o torcedor a morte? Que atitudes esse mesmo governo que fez e aprovou essa lei tomou? NENHUMA. O Policial está solto e trabalhando enquanto o filho daquele torcedor morto tem que contar com a ajuda dos amigos de seu falecido pai. Mais uma vez alguém deve estar pensando que isso nada tem com o Flamengo, mas tem sim. Nós Torcedores Organizados estamos sempre viajando atrás do nosso Flamengo, e muitos de nós já passamos por coisas parecidas, em 2008 tivemos três amigos Rubro-Negros hospitalizados por conta da violência policial no Mineirão, um com uma coronhada na testa, outro que teve que operar a clavícula duas vezes também por causa de uma coronhada, e a esposa de um amigo com queimaduras nas pernas devido a uma bomba lançada por policiais.

Atitudes contra esse tipo de coisa é que o governo tem que tomar. Nós Torcedores Organizados vamos lutar contra essa lei e contra essas atitudes e está na hora do chamado povão abraçar a essa causa, pois todos nós seremos afetados com esses desmandos.

Eu não quero ver os sonhos de uma criança Rubro-Negra sendo destruídos por eles, pois já fui uma criança dessas, e hoje tenho um filho que o sonho dele é poder segurar uma bandeira da TJF dentro do Maracanã. Não deixemos esses desmandos continuarem.


Pelo FLAMENGO, por nós e por nossos filhos.

SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS.

Marquinho da Alta.

3 comentários:

  1. Ótimo texto, precisamos mostrar a nossa força, porque isso? Acabar com a nossa maior felicidade, que é torcer pelo nosso time de coração! O que somos? lixo? Não claro que não, eles precisam nos respeitar, e vamos mostrar que temos voz e que vamos lutar por nossos direitos!

    Uma abraço e vamo que vamo!
    Pelo Flamengo TUDO!

    @JaqueSillva

    ResponderExcluir
  2. Excelente observação do autor do texto. As torcidas organizadas estão sendo colocadas em segundo plano no universo do futebol, enquanto são um dos principais integrantes do espetáculo esportivo. Enquanto isso, querem transformar nós torcedores brasileiros em platéia para os jogos. Platéia vai para o teatro ou para os estádios europeus, no Brasil, vamos para torcer, gritar, chorar, vibrar, entrar em campo, ajudar o time a vencer ou minimizar uma derrota.
    Parabéns pelos autores do blog.
    Leandro

    ResponderExcluir
  3. O governo só tem tirado de nós, todos os nossos direitos adquiridos. Não parece que vivemos em um país "Democrático", parece mais o regime de "Ditadura".
    Além de pagarmos um absurdo por um ingresso,em relação ao valor do salário mínimo vigente no país, estão nos tirando o que temos de melhor nesse país, o prazer de torcer, festejar e manifestar o nosso contentamento ou o nosso descontentamento.
    Fizeram tudo isso por debaixo dos panos, no período da copa, sem que nós pudessemos opinar.
    Aqui vai o meu grito de guerra:
    Viva a Democracia, abaixo a Ditadura!!!

    ResponderExcluir